jump to navigation

Lidando com o assunto de Finanças pessoais… 01/12/2009

Posted by Pedro Carvalho in Editorial.
trackback

Prezado Leitor :

O dia tão esperado do mês chega mas, em vez de sentir alívio, algumas pessoas acabam tomando um susto: em mais um mês as finanças ficam no vermelho e falta dinheiro. Mal entrou na conta e o salário já foi todo usado para pagar despesas fixas e quitar antigos débitos, deixando muito pouco, ou nada, para todo o resto do mês. Isso fica ainda mais evidente no mês dezembro, onde gastos com as festas de fim de ano e presentes comprometem boa parte do orçamento. Se aparecer um gasto inadiável, então, é o que basta para surgir o desespero. De onde tirar o dinheiro? Recorrer aos empréstimos (e taxas nada amigáveis) dos bancos e financeiras, constranger amigos e parentes, vender algum bem? Um antigo ditado diz: “quando a miséria entra pela porta, o amor sai pela janela”, muitas vezes usado por pais advertindo seus filhos para não se precipitarem em casamentos sem um mínimo de estabilidade financeira. Talvez a imagem seja muito forte, dramática, mas é certo que quando o orçamento doméstico vai mal, tudo mais na vida fica em suspenso. Os relacionamentos se deterioram, o excesso de preocupações atrai novos problemas, o rendimento profissional cai e até a saúde acaba sendo negativamente afetada. Portanto, saber administrar as finanças pessoais é fundamental para se viver bem. Um pequeno “mantra” pode ajudar: somar ganhos, sempre; diminuir despesas extras, constantemente; subtrair supérfluos é prudente; multiplicar a tranqüilidade, constantemente. O importante é entender que saber gastar é tão importante quanto saber ganhar.

Ocasionalmente eu me dou de cara com informações online que são realmene impressionantes na qualidade e na utilidade de seu conteúdo. Além de livros muito úteis, estes sites da we servem como referências iniciais de fontes que uso para meu trabalho de coach.  Abaixo segue uuma lista de recursos on-line de educação financeira que eu tenho admirado. Espero que você também ache útil.

CNNMoney’s Money 101

Se você está aprendendo como lidar com dinheiro, como crédito funciona realmente e coisas assim, este tutorial é um bom começo. Esta fonte lista 23 lições, cada uma pode ser lida em 15 minutos. Um bom lugar para ler com atenção.

Yahoo! Finance’s index of experts

Quando estou estou procurando uma boa idéia, eu ocasionalmente dou uma olhada em idéias sob uma outra perspectiva. Procuro arquivos que geralmente me proporcionam uma montanha de artigos interessantes, independemente de quanto específico seu interesse possa ser. Sempre posso achar perspectivas bem escritas, diferentes em qualquer tópico que seja.

PFBlogs.org

É um agregador, com uma enormidade de blogs de finanças pessoais. Embora você talvez não possa ler todas as postagens ali, é sempre uma boa maneira de ter uma idéia do que os ‘blogueiros’ estão escrevendo a qualquer momento. Há uma página chamada “recently popular” lá, que é um bom local para encontrar opiniões interessantes em tópicos de finanças.

Até a próxima edição!

Pedro Carvalho – Sócio Authent®

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: