jump to navigation

Brasil é um dos mercados mais atrativos 04/12/2009

Posted by Jacqueline Maia in Notícias.
trackback

Agência EFE

Espanha – O Brasil é o mercado da América Latina mais atrativo às empresas espanholas para receber investimentos no próximo ano, segundo relatório apresentado hoje em Madri. Realizado por IE Business School e a empresa de consultoria Kreab & Gavin Anderson, o estudo “2010: Panorama de investimento espanhol na América Latina” foi apresentado nesta quinta-feira em entrevista coletiva e reúne as opiniões de 21 das 35 companhias da Espanha que compõe o índice Ibex-35 da Bolsa de Madri.
Juan Carlos Martínez Lazaro, professor de IE Business School, disse que os empresários veem como superada a crise na América Latina e se sentem atraídos pelo desenvolvimento dos mercados internos do Brasil, seguido por México, Chile e Peru. “A redução da pobreza, o aumento do emprego, do consumo e a menor instabilidade social, de alguma maneira fazem com que as empresas espanholas do setor serviços vejam com maior vantagem o mercado que se está desenvolvendo”, indicou.
Na ponta de baixo dos interesses espanhóis estão o Equador, Bolívia, Venezuela e Argentina, como mercados menos atrativos. De acordo com Lazaro, essas nações acumulam “desequilíbrios”, como inflação, tensões na taxa de câmbio, políticas que interferem em investimentos estrangeiros e ainda negam a dívida externa e a ajuda de organismos financeiros internacionais.
“São países com grandes déficits econômicos e desequilíbrios, que embora pudessem se manter mais ou menos ocultos ou controlados em épocas de bonança econômica, em períodos de crise as diferenças ficam aguçadas”, afirmou. Os preços elevados das matérias-primas, especialmente o petróleo, voltaram a esconder estes fatores que “estão ali, se não forem corrigidos em algum momento acabarão explodindo, é uma questão de tempo”.
Com a exceção do Chile, todos os países latino-americanos não são competitivos no que diz respeito à mão-de-obra, de acordo aos resultados. Santiago do Chile e São Paulo são as cidades com maior preferência para centralizar as operações, embora cada vez mais estejam optando por sedes regionais.
Martínez Lázaro acrescentou que é necessária uma segunda onda de investimentos espanhois na América Latina para que as pequenas e médias empresas aumentem suas exportações e aproveitem à presença de grandes companhias na região.

Título Original:  Brasil é um dos mercados mais atrativos ás empresas  Espanholas

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: