jump to navigation

IBGE: indústria tem melhor resultado regional em um ano 04/12/2009

Posted by Jacqueline Maia in Notícias.
trackback

Por Jacqueline Farid  em  04/12/09

Estadão

RIO – A indústria mostrou, em outubro deste ano, o melhor resultado regional apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde outubro do ano passado, segundo destacou a gerente de análise da coordenação de indústria do IBGE, Isabella Nunes. Ela explicou que quatro das 14 regiões pesquisadas registraram aumento na produção em outubro na comparação com igual mês de 2008, o maior número de locais em expansão em 12 meses.

As regiões que registraram aumento na produção em outubro, ante outubro de 2008, são o Espírito Santo (2,4%), Pernambuco (1,0%), Bahia (0,3%) e Paraná (0,6%). Nessa comparação, a indústria nacional mostrou queda de 3,2%, conforme divulgou o IBGE no início desta semana. Para Isabella, os dados regionais da indústria confirmam um espalhamento maior da recuperação do setor. Em setembro, ante igual mês do ano passado, apenas um local (Goiás) havia registrado crescimento.

“Os dados regionais confirmam a recuperação no ritmo de atividade industrial e o espalhamento maior dessa reação em outubro”, disse Isabella. Segundo ela, houve uma “expansão generalizada” nos resultados ante o mês anterior, já que 10 dos 14 locais mostraram crescimento na produção em outubro ante setembro. As maiores contribuições para o crescimento na produção nacional (2,2%) no período foram dados pelos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro, que respondem, juntos, por 70% da estrutura industrial do País.

Isabella observou que São Paulo, cuja produção aumentou 2,1% em outubro ante setembro – a quarta expansão consecutiva ante mês anterior -, com resultado muito próximo à média nacional, abriga na indústria local todos os segmentos que vêm impulsionando a reação do setor industrial no País, como automóveis, máquinas e equipamentos e produção de açúcar, entre outros.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: