jump to navigation

Mercado para Executivos de TI 27/03/2010

Posted by Pedro Carvalho in Notícias.
trackback

O Brasil é conhecido por gerar executivos de destaque e que se tornam referências no mundo. Isso se deve aos muitos anos de instabilidade econômica pelos quais o País passou, que tornaram a gestão de empresas algo muito complexo e desafiante. Os executivos nesses ambientes foram obrigados a se desenvolver muito rapidamente, tendo que ser flexíveis, pensar rápido, tomar decisões com pouquíssimas informações e lidar com o imponderável todos os dias. Como diz o ditado, “mares calmos não fazem bom marinheiros”.

Na área de TI, vivemos muitos anos com o mercado fechado, o que também exigiu dos gestores muita criatividade para atender as áreas de negócio, não contando com as tecnologias de ponta existentes em outros países. Muitos gestores de TI do Brasil também são reconhecidos internacionalmente. Não é raro encontrar CIOs brasileiros sendo responsáveis pela operação de vários países.
O que a IDC observa é que realmente os executivos de TI brasileiros têm virtudes que os destacam no mundo, como a flexibilidade, cordialidade, conhecimento técnico e criatividade. Porém, há muitos pontos ainda que necessitam ser trabalhados. Em uma pesquisa informal que a IDC realizou com fornecedores de TI no Brasil, foi perguntado qual o percentual de CIOs brasileiros que hoje pensam estrategicamente e têm um papel muito relevante no processo de inovação e geração de diferencial competitivo das empresas. As respostas foram consensuais e convergiram para algo como 25%. Ou seja, aos olhos de muitos fornecedores, apenas um quarto dos seus clientes tem CIOs realmente estratégicos. Afinal de contas, quão bons são os CIOs no Brasil?

A premiação IT Leaders é uma ótima oportunidade para trazer luz a esse tema. Centenas de gestores de TI participaram de uma pesquisa que avaliou características tais como gestão de pessoas, pensamento estratégico, o papel de TI na inovação da empresa, gestão de TI propriamente dita, experiências etc.

O que se pode observar é que o Brasil conta com muitos CIOs de destaque e que não ficam a dever nada aos melhores gestores do mundo. Porém, de maneira geral, ainda há muito espaço para melhorias na gestão de TI no País. Na média, os respondentes atingiram somente 30% das notas máximas em cada uma das áreas pesquisadas. Apesar de não termos uma base de comparação com outros países, uma vez que não foi realiza uma pesquisa com a mesma metodologia fora do Brasil, este índice, em uma primeira análise, parece baixo.  Obviamente, atingir as notas máximas requereria a perfeição, que dificilmente um humano seria capaz de realizar. Mas certamente há áreas onde os gestores terão que colocar mais atenção.

Uma delas é a área de inovação. Ainda verificamos que TI em muitas empresas participa reativamente do processo de inovação. Outras áreas que necessitam de melhorias são comunicação de TI , a medição de qualidade e governança de uma maneira geral. A maioria das empresas pesquisadas ainda tem uma maturidade relativamente baixa nessas áreas. Isso não representa necessariamente uma má notícia, pois pudemos observar uma enorme evolução na postura e capacitação dos gestores de TI nos últimos 10 anos no Brasil.

Apesar da média não ter sido muito alta, há várias empresas que tiveram destaques positivos, e que possuem CIOs que estão fazendo a diferença. Infelizmente não dá para premiar todos os executivos que estão muito acima da média, pois há muitos no Brasil. Houve diversos casos onde a disputa foi apertada, o que talvez tenha gerado espaço para algumas injustiças na premiação. Mas, certamente, os que não foram contemplados estão sendo reconhecidos dentro de suas empresas. Mais cedo ou mais tarde, eles também levarão algum prêmio IT Leaders.

Fonte: Computerworld

Por Mauro Peres, Country manager da IDC Brasil

Título Original: Líderes de TI ainda têm espaço para evoluir

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: