jump to navigation

Emprego na Indústria cresce 17/09/2010

Posted by Jacqueline Maia in Notícias.
trackback

Valor Online

Por Juliana Cardoso 10/09/2010

SÃO PAULO – O emprego na indústria aumentou 0,3% entre junho e julho, com ajuste sazonal. Foi o sétimo resultado positivo seguido, apontou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a julho de 2009, o indicador aumentou 5,4%, que foi a sexta taxa positiva consecutiva e a mais expressiva desde o começo da série histórica do organismo.

“No confronto com igual mês de 2009, os resultados continuaram positivos pelo sexto mês, com o índice alcançando a taxa mais elevada desde o início da série histórica, refletindo não só o aumento nas contratações em 2010, mas também a baixa base de comparação decorrente dos efeitos da crise econômica internacional”, sustentou o IBGE em nota.

No acumulado do ano até julho, houve elevação de 2,9% no emprego industrial. Em 12 meses, contudo, foi observado recuo de 0,5%.

O levantamento mostrou ainda que o valor da folha de pagamento real dos trabalhadores da indústria subiu 1,9% em julho, perante o mês anterior, e teve alta de 11,2% na comparação com o sétimo mês de 2009, a maior marca desde março de 2004 (12,5%). Vale destacar que, no confronto anual, todos os locais investigados verificaram aumento no valor da folha, com destaque para São Paulo (5,6%) e Rio de Janeiro (35,4%). No ano, o valor da folha de pagamento subiu 5,6%.

Quanto ao número de horas pagas na indústria, houve queda de 0,3% entre junho e julho, com ajuste sazonal, interrompendo uma sequência de cinco meses de alta. No comparativo com julho de 2009, o acréscimo de 5,7% significou a maior taxa da série do IBGE. De janeiro a julho, o avanço correspondeu a 3,8%. “O indicador acumulado nos últimos 12 meses apontou variação de 0,1%, primeiro resultado positivo desde fevereiro de 2009, e manteve a trajetória ascendente iniciada em novembro de 2009 (-5,4%)”, destacou o organismo.

Título Original:

Emprego na indústria tem sétima taxa positiva seguida

(Juliana Cardoso | Valor)

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: