jump to navigation

Eliminando o medo da demissão 07/11/2010

Posted by Pedro Carvalho in Editorial.
trackback

É prudente estarmos sempre preparados para uma demissão que pode acontecer a qualquer momento. No entanto, viver com medo do que poderá acontecer o coloca em desvantagem e, eventualmente, este medo pode leva-lo à demissão. Há um ditado que diz que você se torna o que você teme. Assim, se você frequenta seu local de trabalho vestindo o medo, outros irão perceber e você estará então assinando seu próprio mandado de demissão.

Abaixo estão algumas estratégias que você pode adotar independentemente de quão seguro você se sente em seu trabalho atual:

  1. Torne-se mais visível, não menos, à alta direção da empresa, clientes e outros cuja opinião irá fazer diferença na forma como você cria valor para a empresa.
  2. Procure saber quais iniciativas poderá aliviar a dificuldade que sua empresa se encontra. Sugira algumas ideias e após testar a funcionalidade, lidere e tome responsabilidades nas mudanças. Durante tempos difíceis todos se escondem, até mesmo os seus gestores. Mude esta mentalidade e siga em frente.
  3. Identifique o que melhoraria seu diferencial em seu currículo que possa reforçar sua proposta de valor. Procure atribuições pertinentes e busque conquistas para atestá-las em seu currículo. Mesmo que eventualmente você não consiga terminá-las (devido a uma eventual demissão) isto mostrará que você pensa de forma diferente de seus pares.
  4. Arrume seu perfil no Linkedin  e obtenha recomendações de clientes e quaisquer outros que pagam suas contas (Decisores).
  5. Almeje uma empresa (de preferência seu concorrente) e descubra qual é sua dificuldade. Escreva uma carta de uma página ao CEO e comunique como você pode ajudá-los a se livrar dessa dificuldade.
  6. Não perca tempo procurando parecer estar ocupado. Ao contrário, invista seu precioso tempo na preparação de uma campanha para divulgar sua bem preparada mensagem, uma rede de contatos forte, e uma lista de empresas-alvo estrategicamente segmentada.
  7. Não ande por aí com olhar melancólico, ao invés disto coloque um sorriso e mantenha um olhar confiante! Uma atitude positiva pode não obter o que você quer, mas isto vai incomodar muita gente ao seu redor, o suficiente para valer a pena tal esforço!
  8. Inicie um blog em sua área de atuação e expertise para que outros, fora do seu trabalho atual, possam ver. Inscreva-se para participar nas feiras e eventos da empresa.
  9. Explore onde a está havendo contratação no mercado, e transforme sua mensagem de forma que se alinhe com as oportunidades existentes adaptando suas habilidades transferíveis (sua genialidade!).

10.  Não espere a demissão, você pode sair bem antes que isso aconteça se você fizer o que é dito acima (nos passos de 1 a 9)

Boa sorte!

Até a próxima Edição!

Pedro Carvalho

Centro de Carreira dos Ex-Alunos da GV

Partner – Authent® Executive Search & Recruting

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: