jump to navigation

Quatro maneiras para capturar seu cliente: seu próximo Chefe 09/03/2011

Posted by Pedro Carvalho in Brand You®, Editorial.
Tags: , , , , , , , ,
trackback

Já mencionei em meu blog muitas vezes que a procura de emprego envolve a venda de sua marca pessoal. Não importa qual seja sua profissão, sua idade, sua expertise… quando você realizar um trabalho de busca por um novo emprego, você então se torna um vendedor, e o produto que está vendendo é a sua especialidade. É por isso que é útil para aprender com os marqueteiros de vez em quando. Um dos boletins vejo regularmente é Marketing Profs, e em um artigo recente intitulado “4 Ways to Capture Me & Make Me a Buyer Forever” incluiu conselhos que se são similares aos que dou a Executivos em busca por um novo emprego.

Quando você iniciar o seu projeto de marketing pessoal, a estratégia tem que incluir formas de chamar a atenção de seu público-alvo, Decisores de Contratação (seus possíveis próximos chefes), e depois transformar essa atenção em uma experiência positiva que irá resultar em fechamento do negócio, oferecendo-lhe o emprego que procura. Então, pense em como você pode usar estas quatro dicas de marketing para obter seu próximo trabalho:

Chame a atenção. Seu primeiro objetivo é ser notado de forma positiva. Isso não significa entrar atabalhoadamente em uma discussão na mídia social (como o Linkedin por exemplo), ou em uma reunião e gritando: “Olhe para mim! Contrate-me!“, ao contrário isso significa que você precisa participar de uma forma positiva. Do ponto de vista de marketing é necessário provocar interesse e um follow-up. Em marketing, você pode usar brindes como é feito em um McDonald’s ou promoções de Cartões de Créditos. Seja criativo e encontre uma nova maneira de captar a atenção de alguém com uma pergunta provocativa ou um relatório sobre um assunto que você tem um especial interesse.

Capture a imaginação deles. Uma vez que você tem a atenção deles, você tem que se destacar na multidão. Diga algo perspicaz, e diferente. Use um exemplo convincente de que vai ficar na mente de um Decisor de Contratação (seu próximo chefe) ou ofereça uma linha de pensamento ou uma lógica que resolva um problema que eles tenham em mãos. Não fale de si mesmo, ao contrário faça uma conexão com seu público-alvo mostrando-lhes como você pode resolver problemas deles.

Capture a afeição deles. No marketing, esse é o vínculo emocional entre o cliente e o produto ou marca. Quando buscando um emprego, esta é  sua oportunidade de fazer uma conexão mais humana com o influenciador que fica do outro lado da mesa. Conte uma história que inspira ou cria essa ligação emocional. Faça-o de forma pessoal e atraente.

Capture os interesses pessoais deles. Este é um grande problema que muitos Executivos a procura por emprego tendem a esquecer. Procurar emprego não é sobre você, é sobre o que você pode fazer para a empresa contratante. Apele à necessidade dos que pensam “o que há nele que me ajudará?“, mostrando-lhes como você pode resolver os problemas deles. Se você se entra em uma reunião, ou entrevista, começando com “eis aqui está o que eu quero“, você colocará o entrevistador na defensiva. Se você pode entender o que eles querem e apelar às suas necessidades, então você poderá ajudá-los a vender você como a solução dos problemas deles.

Quando você participar de uma entrevista de emprego ou entrar em contato com novos colegas, tente abordar os quatro pontos. Se você conseguir captar a atenção, então ateie fogo na imaginação deles, ganhe a afeição de forma personalizada, e finalmente ofereça algo de valor. Desta forma você terá um novo aliado em sua busca.

Até a próxima Edição!

Até a próxima Edição!

Pedro Carvalho

Centro de Carreira dos Ex-Alunos da GV

Partner – Authent® Executive Search & Recruting

Fonte e Bibliografia:

Steve Woodruff é um Agente de Conexões. Ele conecta as pessoas com sua finalidade, sua mensagem, e com outras pessoas, a fim de criar um crescente Networking de Oportunidades.
Marketing Profs – É um blog, com fonte abundante de informações, que oferece recurso de know-how para ajudar as pessoas comercializarem seus produtos e serviços, tanto mais inteligente e melhor.
Career Distinction: Stand Out by Building Your Brand by William Arruda and Kirsten Dixson
Kathy Simmons – CEO Netshare Inc
Me 2.0: Build a Powerful Brand to Achieve Career Success por Dan Schawbel
The 10Ks of Personal Branding: Create a Better You por Kaplan Mobray

Comentários»

1. Eudio Braz do Amaral - 12/03/2011

Parabéns Pedro Carvalho
por mais este conteúdo de valor com diferenciais estratégicos em 4 tópicos de inteligência e sabedoria para todos os Seres Humanos em perspectivas de vida e carreira no mundo corporativo.
Obrigado por compartilhar!
Eudio Braz do Amaral


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: