jump to navigation

10 gafes de Netiqueta do LinkedIn 30/06/2011

Posted by Pedro Carvalho in Editorial.
Tags: , , , , , , , , ,
trackback

Saiu na Revista Exame desta semana uma interessante matéria sobre o Linkedin citando ser uma importante ferramenta de Carreira. No entanto, encontrei pouca literatura disponível de como obter o máximo do LinkedIn além do uso básico.

O que é exatamente o Lindedin? As definições mais abundantes dizem que se trata de uma ferramenta dos sonhos, a terra prometida dos empregos. Mas considero o Linkedin como uma ferramenta de networking social que permite que você se conecte com muitos colegas que se unem em trocam seu network, expertise, experiência e paixões de seus trabalhos. Não há uma ferramenta mágica de caça ao emprego. Linkedin não irá simplesmente jogar no seu colo aquele perfeito emprego apenas por digitar uma combinação de palavras no site. Mas o Linkedin irá lhe permitir que você construa uma rede valiosa e vibrante de profissionais bem como enriquecer a performance de seu trabalho e de suas metas de carreira independentemente de qual fase sua carreira esteja.

Dizem que ter muitos Head Hunters e Gerentes de Recursos Humanos em sua rede de Linkedin é uma rota segura para assegurar a empregabilidade. A expectativa deles é que se tornem muito visíveis pelos profissionais que, na teoria, teriam muitas vagas para eles. Em minha experiência isto é um mito. Conheço muitos colegas que dizem ter adicionados inúmeros profissionais deste tipo e não conseguem nenhum emprego por este mecanismo. Sei de apenas um (insisto, apenas UM colega), que conseguiu emprego desta forma. Mas, considerando-se o seu perfil, ele conseguiria um novo emprego de qualquer maneira – não precisava necessariamente estar no Linkedin.

Então, como usar esta ferramenta?

Uma das forças que está atrás do fenômeno do Linkedin é o conceito que alguns chamam de “Pay it Forward”. Em resumo, significa que quando você entra no mundo do Linkedin você tem que estar preparado para oferecer mais do que você pediu. É importante você entender isto antes de pedir algo a alguém neste site.

Muitos especialistas falam sobre a melhor maneira de tirar vantagens do LinkedIn, mas tenho visto inúmeros usuários inexperientes que rotineiramente violam as regras de etiqueta LinkedIn. Abaixo segue uma lista sobre como NÃO utilizar a rede no LinkedIn . Embora alguns dos conselhos possam parecer óbvios, espero que esses lembretes venham a ajudar você na sua netiqueta.

RECOMENDAÇÕES LinkedIn

  1. Pedir uma recomendação de alguém que você não conhece pessoalmente nem nunca trabalhou junto.
  1. Após alguém lhe dar uma recomendação você nem sequer responde o pedido desta pessoa por uma recomendação.

LinkedIn CONVITES

  1. Enviar convites a estranhos, sem um texto ou uma boa razão para se conectar.
  1. Enviar convites a amigos, sem um texto personalizado.

LinkedIn MENSAGENS

  1. Fazer Spam. Tentar vender produtos (carros, apartamentos). Anunciar que esta em busca de emprego. Uma colega comentou comigo outro dia: “A quantidade de spam que recebo está fazendo cair a qualidade das discussões e outras informações relevantes. Então cancelei minha participação em certos grupos”.
  1. Adicionar-se a um grupo de discussão simplesmente porque você está conectado.
  1. Não responder a um pedido de contato.

ATUALIZAÇÕES LinkedIn STATUS

  1. Pessoas que atualizam seu status para twittar (o Twitter é feito para isso, não o LinkedIn!)

LinkedIn APRESENTAÇÕES

  1. Head Hunters e recrutadores que querem apresentações mas não dão introduções, e juntam-se a uma rede social e ainda optam por não serem sociáveis!
  1. Solicitar introduções ou apresentações mas não querer retribuir. Não ser sociável.

Rede exige paciência e delicadeza. Uma das regras mais importantes da rede social é construir relacionamentos. Relacionamento é uma via de mão dupla. Pense no que a outra pessoa precisa ou quer começar a partir do relacionamento.

Algumas sugestões de bom uso do Linkedin:

  1. Não peça ao seu contato para fazer o trabalho para você – apresentar outra pessoa, por exemplo. Não sobrecarregue seus contatos; as pessoas estão ocupadas. Faça o máximo para que os outros apenas tenham que clicar um botão para te atender, nada mais.
  2. Você está procurando pessoas para ajudá-lo a encontrar um emprego? Não deixe ser tão óbvio que você deseja se conectar apenas porque essa pessoa virá a ser um trampolim para o seu objetivo final. Ninguém quer se sentir usado. Ofereça algo em troca, se puder, tal como acesso à sua rede.
  3. Em qualquer situação de relacionamento na rede, você deve ser educado, respeitoso e generoso. Networking é uma troca de informações, o que significa que deve ser de benefício mútuo. Estabeleça um relacionamento antes de começar a fazer pedidos.

Listei vários tópicos interessantes, não? Você se recorda de mais algum? Se sim, envie-me umas dicas.

Até a próxima Edição!

Pedro Carvalho

Centro de Carreira dos Ex-Alunos da GV

Partner – Authent® Executive Search & Recruting

Fonte e Bibliografia:

Jason Alba, “LinkedIn For Executives – Beyond The Basics.”
Hannah Morgan, the Career Sherpa, article on how NOT to network on LinkedIn
Buddy Can You Spare a Job? Autor: DeLong & Associates – http://www.klhagen.com/associates_klh_2.php.
Revista Exame de 4 de Maio de 2011 pág. 120 – “100 milhões de Usuários depois” por Luiza Dalmazo
How to Find a Job on LinkedIn, Facebook, Twitter, MySpace, and Other Social Networks por Brad Schepp and Debra Schepp
Zamanta: New Technology Does Not Require New Manners

Comentários»

1. Walter Schulzke - 10/05/2011

Caro Pedro,

achei que estava na hora de passar para mim e o pessoal estas dicas úteis, pois somente com a orientação podemos mudar e adequar o nosso comportamento nesta rede tão importante para todos nos.

Abs.
Walter


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: