jump to navigation

Globalização e Planejamento de Carreiras 05/07/2011

Posted by anacaroline2 in Editorial.
Tags: , , ,
trackback

The reason most people never reach their goals is that they don’t define them, or ever seriously consider them as believable or achievable. Winners can tell you where they are going, what they plan to do along the way, and who will be sharing the adventure with them.”

Denis Watley

O Brasil está entrando em um momento fundamental para seu futuro. Sua importância na comunidade de nações está crescendo a passos largos e suas empresas estão aceleradamente se desenvolvendo. A internacionalização é um fato. Apenas para ilustrar as gigantescas possibilidades que ainda existem na área internacional veja o quadro abaixo sobre a evolução do comercio internacional no Brasil.

Discriminação *

1990

2008

Exportações

31,41 (0,50%)

197,94 (1,26%)

Importações

22,54 (0,64%)

182,37 (1,11%)

* Números em bilhões de dólares

Este processo de internacionalização demanda dos líderes novos conhecimentos, habilidades e atitudes. Este desafio pode-se tornar uma oportunidade valiosa para aqueles que visam uma carreira internacional no sentido mais amplo e aceleram sua capacitação nas áreas chaves para ser bem sucedidos. E mais um passo para a conquista de posições de destaque como executivos de empresas brasileiras no exterior, empreendedores com negócios globais, diretores de áreas de negócios internacionais ou, simplesmente, comprando ou vendendo produtos nos mercados internacionais.

Estudos recentes indicam que os indivíduos que gerenciam ativamente suas carreiras são muito mais bem sucedidos ao longo de suas vidas profissionais que aqueles que se colocam em uma posição passiva. Apenas 41% dos americanos planejam suas carreiras. Porém, 69% afirma que se voltassem no tempo fariam diferente, diz um estudo do respeitado National Career. Development Association.

Gerenciar uma carreira, do ponto de vista estratégico significa estabelecer a posição ou um nível onde você quer estar ao final de um período, por exemplo cinco anos. O passo seguinte é fazer uma análise do gap entre seus conhecimentos, habilidades e competências atuais e aquelas demandadas pela posição almejada. Uma análise SWOT, de conhecimentos, habilidades, competências e networking  é fundamental. O professor Ray Nelson, especialista em negócios internacionais da Thunderbird, enfatiza que um dos critérios chaves das empresas internacionais para a seleção de executivos é o networking.

Aqui é importante enfatizar que posições de destaque demandam mais que simplesmente estar qualificado do tempo de vista gerencial e técnico. A maioria delas exige um estilo de vida diferente e deve-se estar preparado e se sentir confortável com essas demandas. Passar da posição atual para a desejada requer uma avaliação cuidadosa das perdas e ganhos da mudança, de forma evitar a auto-sabotagem e outros ardis de nossa mente.

Com as conclusões da etapa anterior em mãos, devem-se analisar as diferentes estratégias, que podem levá-lo da posição atual à posição ou nível desejados. O resultado desta etapa deve ser a escolha da melhor estratégia de carreira. Como os planos são apenas mapas, de tempos em tempos deve-se fazer uma análise do andamento, efetuando mudanças de rota sempre que necessário.

Como a qualificação gerencial e conhecimentos específicos são a condição obrigatória para uma carreira de sucesso, parte fundamental desse plano é alcançar  o perfil requerido pela posição.

Como explicamos, sem as qualificações profissionais necessárias não teremos condições de realizar nossas ambições, mas existem outras condições, bem mais sutis, nas que devemos prestar atenção como um forte networking, excelente comunicação, disposição para aceitar desafios e trabalhar de forma consciente e intensa para se sair bem nas empreitadas profissionais que cimentam uma carreira bem sucedida. Para apoiar seus esforços em direção ao topo, é recomendável contar com o apoio de um coach de carreiras.

Para encerrar, atualmente, existem 7 excelentes cursos no exterior para a preparação de executivos para uma carreira global. Entre os mais famosos estão os da Thunderbird, os de Harvard e os de Wharton. A boa notícia para os brasileiros é que a Thunderbird assinou uma parceria com o iPL – Institute of Performance and Leadership e juntos estão lançado em São Paulo o  Certificate in Global Business Administration, CGBA. As aulas começam em agosto deste ano. O curso tem carga de 96 horas, encontros mensais e professores internacionais. Além da imersão de uma semana na Thunderbird, no Arizona.

Carlos Da Costa, CEO do iPL, destaca que um ponto alto do curso é a preocupação de levar aos alunos brasileiros uma compreensão e despertar o interesse pelas principais culturas, enfatizando sua importância para negociações bem sucedidas no âmbito internacional.

Até a próxima Edição!

Pedro Carvalho

Centro de Carreira dos Ex-Alunos da GV

Partner – Authent® Executive Search & Recruting

Saiba mais sobre o autor:

Diretor do iPL, Alba foi diretor de Programas Executivos na Veris Educacional, onde criou e implementou programas de Certificates em diversas capitais, e desenvolveu o Projeto Parcerias (com quinze parceiros e vinte cidades brasileiras). Também dirigiu o Programa de Finanças no Ibmec São Paulo. Foi Head de Controle e Compliance para a América Latina no ING Barings Bank.

Alba é Master Science in Financial Management pela London University, MBA Executivo em Finanças pelo Ibmec e Certified Public Accounting pela Universidade Nacional de La Plata. Participou de cursos de aperfeiçoamento ministrados em Harvard Business School, como o CPCL, na New York University e na University of Califórnia.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: