jump to navigation

Quais comportamentos você deve evitar para não destruir sua carreira 01/08/2011

Posted by anacaroline2 in Editorial.
Tags:
trackback

Como executivos algumas vezes em reuniões, coordenando nossos colaboradores, ou discutindo com nossos pares, trocamos os pés pelas mãos. Falamos ou fazemos coisas que não são as melhores para a empresa e para nossas carreiras. Esses erros, todos cometemos.

“quem se sinta livre de culpa que lance a primeira pedra”.

Porém, se esses erros não são muito freqüentes ou intensos, não devem causar prejuízos irreparáveis.

Mas, se quando as coisas não vão como gostaríamos, sempre achamos que a culpa é dos outros: meu chefe, meus subordinados, o idiota do gerente de outro departamento e assim seguindo. Provavelmente estamos cheios de si, “nós não podemos errar”. Isso pode ser perigoso para a empresa e para nossa carreira.

Como funciona esse processo destrutivo?

Quando algo dá errado ficamos furiosos e culpamos os demais; mas, lá no fundo, sabemos que temos culpa no cartório; a conseqüência disso é sentir-nos envergonhados e culpados; isso reduz nossa confiança e impacta nossa performance. Pronto, já montamos o mecanismo que vai destruir nossa carreira.

A maioria das pessoas não percebe o que esta acontecendo. Esse é o grande X da questão, porque para resolver um problema o primeiro passo é reconhecê-lo. O segundo e sofrido passo é mudar o comportamento.

Descobrir comportamentos que são limitadores e destrutivos não é uma coisa fácil, mas, se ficarmos atentos a alguns sinais poderemos percebê-los:

  1. Se sempre pensamos que a culpa está nos outros, já temos uma grande dica.
  2. Se acreditarmos saber mais que os demais, não escutamos outras opiniões e não estamos abertos para aprender coisas novas, com certeza que estamos escondendo inseguranças e sentimentos de inferioridade que nós vão prejudicar.
  3. Se focamos apenas nos nossos imediatos interesses, colocando em segundo plano a empresa e outros stakeholders nunca vamos atingir os melhores resultados, prejudicando à empresa e à nossa própria carreira.

Adicionalmente, nunca é demais lembrar que um verdadeiro líder vende sua visão, engaja as pessoas para realizá-la e cria um ambiente empresarial onde as coisas acontecem.

Walter Alba

Saiba mais sobre o autor:

Diretor do iPL, Alba foi diretor de Programas Executivos na Veris Educacional, onde criou e implementou programas de Certificates em diversas capitais, e desenvolveu o Projeto Parcerias (com quinze parceiros e vinte cidades brasileiras). Também dirigiu o Programa de Finanças no Ibmec São Paulo. Foi Head de Controle e Compliance para a América Latina no ING Barings Bank.

Alba é Master Science in Financial Management pela London University, MBA Executivo em Finanças pelo Ibmec e Certified Public Accounting pela Universidade Nacional de La Plata. Participou de cursos de aperfeiçoamento ministrados em Harvard Business School, como o CPCL, na New York University e na University of Califórnia.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: