jump to navigation

Não envie seu Curriculum 01/01/2012

Posted by Pedro Carvalho in Serviços.
trackback

Todos sabem como conseguir um emprego: fazer um Curriculum detalhado, começando pela definição de seu objetivo;enviá-lo para muitos Head Hunters e Departamentos de Recursos Humanos – quantos mais melhores serão suas chances de acertar. Agora, espere o telefone tocar. ERRADO!

Tudo isso parece fazer sentido e talvez você tenha ouvido falar que algumas pessoas conseguiram empregos desta forma. Mas se você quiser um ótimo emprego, a melhor maneira de obtê-lo é ignorar o senso comum e ir a um degrau acima do executivo mediano.

Embora alguns altos executivos e caçadores de oportunidades experientes possam achar este meu alerta um pouco rudimentar (presumo que a maioria dos leitores deste blog estão em uma fase bem além do primeiro emprego pós-MBA), ainda assim há alguns tópicos aqui que valem a pena revisitar.

Um Curriculum com uma carta de apresentação que serve para “todos”, tenha certeza, é lixo eletrônico. Um Curriculum sem uma carta de apresentação é como jornal que forra o fundo de uma gaiola. A maior parte das malas diretas de e-mail vão direto ao lixo. Um Curriculum não solicitado e padronizado vai da caixa de entrada direto para a lixeira. Alguns podem gerar uma carta resposta, agradecendo, mas a maioria são ignorados: 99.2 por cento são imediatamente jogados fora.

Quando um profissional de vendas liga para um cliente sem hora marcada, isto é definido como Cold-Call. Cold-Call’s têm uma baixa taxa de sucesso. O cliente pode não ter absolutamente nenhuma necessidade para o produto, pode até mesmo não estar no escritório. Operadores de telemarketing que ligam na hora do jantar também tem uma baixa taxa de sucesso. O cliente pode estar ocupado demais para falar, pode não ter absolutamente nenhum motivo para a compra, ou pode não estar em casa. Curriculum que chega sem ser solicitado, da mesma forma, tem uma baixa taxa de sucesso. A pessoa que recebe o Curriculum pode não ter necessidade de um funcionário adicional, ou pode nem mesmo ser a pessoa que faz a contratação.

Você é o produto e seu Curriculum é sua literatura de venda. Super vendedores nunca enviam literatura antes de uma reunião com um cliente em potencial. Eles sabem que a literatura de vendas enviadas antes de uma análise das necessidades é passível de ser irrelevante, fora do alvo, e não será lida. Super vendedores enviam literatura após o primeiro encontro e o enviam seguido de uma chamada de follow-up. Se a literatura não está totalmente adequada às necessidades do cliente, o profissional de vendas destaca os benefícios do produto de forma que sejam significativos para o cliente. Super vendedores criam interesse em seus produtos e usam a literatura de vendas para reafirmar e deixar uma marca como uma forma de reforçar a lembrança do produto.

Preste atenção nos exemplos de Super vendedores. Seu Curriculum tem muito mais validade e aderência se o cliente o ler após falar com você, ouvir você, ou conhecê-lo. Isto é particularmente verdadeiro se o seu Curriculum for escrito para o Contratante após você ter sido entrevistado por ele. Seu Curriculum irá validar sua capacidade de entregar o que o cliente (o Contratante) precisa.

Transfome e-mail’s passíveis de ir para lixeira em dinheiro. Não envie um Curriculum sem configuração adequada. Se for possível entregue o seu Curriculum pessoalmente. Apresente seu Curriculum e faça follow-up.

Até a próxima Edição!

Pedro Carvalho

Partner – insight® Executive Search & Recruting

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: