jump to navigation

Mas, quem é que disse que o mundo do emprego para em Dezembro? 01/12/2013

Posted by Pedro Carvalho in Editorial.
Tags: , ,
trackback

Poderia até haver alguma redução nas atividades, mas, primeiro, elas nunca cessam, e, segundo, há, em contrapartida, menos pessoas buscando emprego. O profissional brasileiro que está em transição deve saber que vem havendo hoje uma melhoria no mercado de busca de profissionais. O número de vagas ofertadas vem crescendo nos últimos meses, a economia tem apresentado sinais cada vez melhores. Ainda que no período houvesse uma baixa sazonal, esse efeito será menos sentido por conta das melhoras que vêm sendo registradas.

Será que vou iniciar 2015, com um novo desafio profissional? Mas, como consegui-lo justamente agora, no fim do ano, quando as mentes não estão voltadas para a busca e contratação de novos empregados? Não se diz que as coisas param nessa época? Quem é que vai preocupar-se com a busca de profissionais no mercado justamente em dezembro?

Visão objetiva do mercado

É importante entender que o mercado tem duas realidades: a) uma objetiva, isto é, como as coisas realmente são; b) uma subjetiva, isto é, como o profissional o vê e o interpreta.

Do ponto de vista objetivo, certamente há períodos em que o mercado se acha em melhor situação e períodos em que se acha em piores condições, em termos gerais ou em termos de algum segmento específico.

Do ponto de vista subjetivo, a visão que o profissional tem do mercado em si e do processo de busca, ela própria costuma ser a fonte de muitos problemas. A pessoa cria idéias, freqüentemente falsas, sobre como o mercado é e como o processo de busca deve ser. Em decorrência dessas idéias, que se tornam verdades inquestionáveis para o profissional, ele traça sua estratégia de busca de emprego. Como a estratégia baseia-se em pressupostos falsos, ela é inadequada e não levará a nenhum resultado satisfatório.

Um ponto importante é, pois, buscar informação verdadeira e objetiva sobre o mercado e o processo de busca de emprego. O mercado é ruim no período do Natal? Qual é o nível de queda? Em que segmentos cai mais? Há algum segmento que traz incremento na procura por profissionais? O que alguém que está buscando recolocação deve fazer nesse período? Simplesmente cruzar os braços e esperar pelo período pós-carnaval?

Seu dever como profissional

Algumas pessoas conseguem empregos no período de Natal e recebem um presente excelente. As pessoas que trabalham com recolocação sabem muito bem disso. Outras pessoas não conseguem, mas pelo menos plantam e recebem sinais positivos do mercado, o que é fundamental para a alimentação da sua esperança e entusiasmo. Há, entretanto, aquelas que não conseguem nem emprego nem sinais de esperança, nem uma dose de entusiasmo extra… simplesmente porque não procuraram.

O profissional tem de fazer a sua parte na busca do emprego:

  • Não fazer pressupostos sobre o mercado. Buscar informação de verdade é a melhor opção.
  • Acreditar nas possibilidades surgidas, mesmo que essas apareçam em menor volume, e mesmo que aparentemente não sejam muito promissoras.
  • Manter o esforço de busca independente de variáveis mercadológicas. Mesmo mercados muito ruins empregam algumas pessoas – certamente aquelas que se mantêm na luta.
  • Agir de tal modo que se provoque comportamentos produtivos nos outros independentemente de idéias injustificadas de adiamento. (Por exemplo, pode-se telefonar para aquele executivo que disse que gostaria de trocar umas idéias sobre possível futura colaboração).
  • Manter o trabalho de “plantar”: cadastrar currículo em sites, fazer visitas, telefonar para potenciais empregadores, ir a reuniões de empresários onde oportunidades poderão aparecer.

Se você pensa que pode…

A propósito, cabe lembrar a famosa frase de Henry Ford: “Se você pensa que pode ou pensa que não pode, de qualquer jeito você tem razão”.

Até a próxima Edição!

Pedro Carvalho

Centro de Carreira dos Ex-Alunos da GV

Partner – in-sight® Executive Search & Recruting

Comentários»

1. 4 maneiras de sabotar sua busca em Dezembro « Associação dos Ex-Alunos da FGV - 27/11/2010

[…] Mas, quem é que disse que o mundo do emprego para em Dezembro? […]

2. 4 maneiras de sabotar sua busca em Dezembro « Executive Coach - 27/11/2010

[…] Editoriais Semelhantes: Mas, quem é que disse que o mundo do emprego para em Dezembro? Dezembro é especialmente Agitado Mito: Empregos em baixa no final do ano Fim de Ano é mês de […]

3. 4 maneiras de sabotar sua busca em Dezembro | Authent® - 27/11/2010

[…] Mas, quem é que disse que o mundo do emprego para em Dezembro? […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: