jump to navigation

Como atualizar seu CV depois de um longo tempo sem procurar por uma oportunidade? 18/05/2014

Posted by anacaroline2 in Editorial.
trackback

P: Sou um executivo sênior e não procuro emprego há mais de 10 anos. Como posso tornar meu currículo atrativo?

R: Apesar do formato de confeccionar CV está vívido em sua mente, do mesmo jeito que fez há 10 anos, têm havido uma série de modificações. Currículos ainda não morreram, mas sua morte parece iminente com 100 milhões de perfis no LinkedIn e 700 milhões no Facebook. As mídias sociais estão remodelando a maneira como as empresas vão olhar para o seu CV. Os empregadores em potencial já estão propensos a querer conversar com as pessoas que estão conectadas a alguma rede, especialmente o LinkedIn.

Seja amigo da tecnologia. A maior mudança é também a mais esperada: um movimento em direção a tecnologia. Marcar presença em rede on-line não é apenas uma opção, mas uma exigência. No mercado de recrutamento de executivos, se você não está no LinkedIn, você não existe. Sugiro criar facilidades para que o recrutador contacte você com apenas um clique para enviar um e-mail, ou um clique para acessar seu perfil no Linkedin.

Não faça suposições. O mercado de trabalho está em uma fase de transição. Quando se trata de candidatar-se a empregos, não assuma nada como 100% definitivo. Assim a forma como você apresentará o seu CV dependerá muito da preferência do recrutador que acessa seu perfil. Se você não tem certeza de qual será esta forma, então é melhor colocar no seu CV um link para o perfil mais detalhado que você deverá ter nas mídias sócias (LinedIn, Facebook ou Curriculum Lates para os acadêmicos).

Expansão é bom. A regra de uma página para curriculum já não é mais verdade. Embora uma página possa fazer sentido quando você tem pouca experiência, já não o faz quando, como um alto executivo, você tem 10, 20 ou mais anos de experiência. É injusto que um alto executivo tenha que manter suas habilidades em apenas uma página. Sugiro expandir a duas páginas, mas dando a primeira página suficiente informações para seduzir o leitor a aprofundar-se mais.

Clichês: A princípio palavras clichês como “habilidade para trabalhar em equipe” e “inovador” podem soar como palavras boas para usar em seu CV mas, de acordo com uma porta-voz do LinkedIn, Krista Canfield, isso é um erro. O site de redes de negócios recentemente observou milhões de perfis de usuários e listou os 10 termos mais utilizados. Estes incluíam inovador, dinâmico, experiênte, super motivado, orientada para resultados, experiência comprovada, habilidade para trabalhar em equipe, agil, solucionador de problemas, e empreendedor. Diferencie-se da maioria criando uma descrição muito própria…, diferenciada.

Visual ainda é importante. Mesmo com a explosão do e-mail na última década, a estética ainda é importante. Em alguns aspectos, são mais importantes do que nunca. Além de sobrecarga de informação, muitos empregadores tem uma sobrecarga de recebimentos de CV’s via e-mail. Se um recrutador está procurando você devido à sua reputação, então a aparência não tem tanta importância. No entanto, se você está procurando chamar a atenção de um empregador em potencial, então o layout de seu CV passa a ser importante.

Rápida Visualização. Uma coisa que não mudou é que os empregadores fazem uma rápida leitura do Curriculum ao em vez de fazer uma leitura palavra por palavra. Para diferenciar-se dos outros, faça um marketing de sua “marca” (Personal Brand). Uma maneira de fazer isso é substituir uma velha frase como “Sumário” no topo, para sua marca: “Marketing de Mídias Sociais” ou “Diretor Financeiro / Software”, por exemplo. Desta forma você convidará o leitor a fazer uma leitura mais longa e detalhada.

Até a próxima Edição!

Pedro Carvalho

Centro de Carreira dos Ex-Alunos da GV

Partner – in-sight® Executive Search & Recruting

Fonte e Bibliografia:

Quick Resume & Cover Letter Book: Write and Use an Effective Resume in Just One Day (Quick Resume and Cover Letter Book) by Michael Farr and JIST
Editors.LifeClever – Give your resume a face lift – link por Chanpory Rith
Resume Magic, 4th Ed: Trade Secrets of a Professional Resume Writer
(Resume Magic Trade Secrets of a Professional Resume Writer) by Susan Britton Whitcomb
The Resume.Com Guide to Writing Unbeatable Resumes by Warren Simons and Rose CurtisIs the CV dead? – Executive Style – The Sydney Moring Herald – July 13, 2011
Unbeatable Resumes: America’s Top Recruiter Reveals What REALLY Gets You Hired by Tony Beshara and Dr. Phil McGraw
Expert Resumes for Managers and Executives” and “Best Resumes for $100,000+ Jobs.” Por Wendy Enelow
Guerrilla Marketing for Job Hunters 3.0: How to Stand Out from the Crowd and Tap Into the Hidden Job Market using Social Media and 999 other Tactics Today by Jay Conrad Levinson and David E. Perry

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: