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Fazer Networking de forma eficiente 17/01/2016

Posted by Jacqueline Maia in Editorial.
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É raro eu encontrar algum Executivo que conteste que o Networking é o meio pelo qual se encontra uma nova oportunidade (embora, acreditem, existem alguns dinossauros neste Brasil!). Simplesmente colecionar cartões de visita, atender a eventos ou expandir sua rede de Linkedin não aumenta suas chances de que estes contatos serão de benefício para você em um futuro próximo. É preciso algo mais para ter esta disponibilidade de se beneficiar desta rede quando for necessário.  A dica universalmente mais aceita é esta: Ofereça ajuda aos outros primeiro, e eles então lhe retornarão um favor. Você sempre pode perguntar aos novos contatos para que eles digam sobre o negócio que eles estão envolvidos, quais os desafios eles estão confrontando. Desta maneira você saberá como, ou alguém que possa ser de ajuda, e este é um bom começo de um relacionamento. O truque é focar em ganhar credibilidade, que cresce quando compromissos são cumpridos, promessas são efetuadas, fatos são verificados e ações são entregues.  Falhas em atingir as expectativas – em cumprir ambas promessas implícitas ou explicitas – podem matar um relacionamento camarada antes que seja iniciado.

Fazer bem network cria possibilidades para um futuro melhor. Pessoas tendem a esquecer a importância de criar credibilidade a longo-prazo porquê as pessoas estão focadas no imediatismo de obter um emprego ou uma venda. Mas com este tipo de postura você apenas obterá no máximo sua “refeição do dia”. Pelo contrário, foque em ser conhecido e reconhecido, foque em ser conhecido como confiável. Um relacionamento longo e duradouro é mais beneficial para ambos.

Tenho o costume de lembrar meus clientes a compartilhar informação. Uma das maneiras é enviar artigos relevantes via e-mail. Outra costume meu é fazer follow-up em assuntos casuais em algo que aparentemente não tem importância, o que, na minha opinião, cria uma sensação de ser tão importante como fechar um negócio bom, ou entregar um produto confiável.

No final das contas, não é apenas necessário ser um Expert em um assunto, se ninguém te conhece suficientemente bem para um dia ligar para você. Criar uma imagem convidativa para você pode gerar oportunidades e negócios. Em nossas pesquisas no Centro de Carreiras Associação de Ex-Alunos da FGV, e na Authent®, pessoas são mais propensas a chamar alguém quando não apenas são conhecidas como um Expert, mas quando já iniciaram alguma troca de sociabilidade de forma que criou-se um clima de conforto para ambos.

Facebook, LinkedIn, Twitter e outras mídias sociais pode consumir o dia-a-dia de seu tempo. Porém estes recursos on-line podem servir para reforçar suas conecções.  Por exemplo, ao postar algo no Facebook ou no Twitter que liga a um artigo relevante, você estará proporcionando valor aos seus colegas e demonstrando engajamento com assuntos de negócios pertinentes. Escrever artigos originais, ou propor comentários em artigos postados faz com que você esteja na mente de pessoas e permitem que elas vejam o quanto envolvida você está na sua industria. É uma maneira eficiente de continuar um relacionamento com alguém que você conhece.

Mas a comunicação on-line não é suficiente, especialmente para contatos novos. O benefício real é aquele que sempre gera uma forma de contato pessoal, porquê pessoas sentem mais confortáveis iniciando um encontro com alguém que eles “conhecem” eletronicamente. É especialmente importante procurar e aceitar encontros face-a-face com novos contatos pois tecnologia nunca vai ser páreo para a conecção humana. Contatos pessoais in-loco para colegas que você já conhecem são muito úteis também, mas dado que as pessoas estão com agendas muito tomadas, é importante estabelecer encontros pessoais com contatos que você não conseguiu dedicar muito tempo fora de reuniões de grupos.

Até a próxima edição!

Pedro Carvalho – Sócio in-sight®

Se você quer mais informação, veja a bibliografia:

Sugestões de leitura:

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